Fabio Gabbay

08/12/2022

Todos “seremos” de tecnologia: por que a área está em ascensão?

O movimento de migração para a área de TI entre profissionais de outras formações é maior do que se imagina, e só tende a aumentar nos próximos anos

“Um CFO não deve confundir uma conversa sobre nuvem com papo de elevador sobre previsão do tempo”.

 

Já se perguntaram quantas vezes por dia ouvimos e falamos as terminologias de tecnologia, mesmo entre profissionais que não são do “departamento de TI”? Da mesma forma que toda empresa deve constantemente se reinventar via tecnologia e, portanto, se transformar digitalmente para melhor atender às necessidades de seu negócio, o mesmo deve acontecer com os profissionais.

 

Com o crescente desequilíbrio entre oferta de profissionais qualificados e a demanda por eles, este movimento deve se intensificar com a chegada de 2023. As pessoas deverão se reinventar através da tecnologia! Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que a procura por profissionais de TI no Brasil será de 420 mil pessoas em 2024 – atualmente, formamos apenas 46 mil por ano.

 

Não há outro caminho que não seja formar ainda mais talentos, trabalho de base. As universidades têm um papel fundamental para esta necessidade de abastecimento do mercado e o consequente desenvolvimento do país. As empresas notaram esta falha e já estão pisando no acelerador da formação interna, traçando também uma nova estratégia de convencimento de profissionais de outras áreas a migrarem para TI.

 

Observe amigos, colegas e familiares que estejam trabalhando com tecnologia. Independente da expertise, são requisitados, reconhecidos e recompensados – ingredientes que atraem cada vez mais um público que não previa seguir por essa carreira. Se a sua empresa já possui caminhos que interessam profissionais de tecnologia, como inovação e trabalho híbrido ou remoto, essa transição pode se tornar ainda mais interessante para quem atua em outras áreas.

 

Surgem escolas de tech dentro e fora das empresas, uma febre como a das escolas de inglês. E é verdade! É como falar inglês. Fluência em tecnologia passará a ser um plus e depois um MUST. E pasme, independerá de sua carreira ou da posição que esteja ocupando.

 

Fabio Gabbay, CEO & Founder Recrutaê.

Posts recentes

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}