Investir tempo na adaptação de novos talentos tem vários benefícios para a empresa
O processo de admissão de um novo talento na empresa não termina na assinatura do contrato. Tão importante quanto o recrutamento, é o processo de onboarding, principalmente em times de tecnologia – que possuem uma alta demanda por profissionais qualificados e se beneficiam de uma rápida adaptação dos novos integrantes. O onboarding pode ser feito pelo time de recrutamento, em conjunto com os líderes de cada área, a fim de personalizar o conteúdo e otimizar os resultados.
Em tempos de trabalho remoto, é ainda mais importante se dedicar a um bom onboarding, para que os novos talentos se sintam parte da empresa mesmo à distância. Vale a pena reservar os primeiros dias de trabalho para uma verdadeira imersão do colaborador nos processos da equipe, na cultura e na introdução aos projetos que estão em andamento.
Como fazer um onboarding em tecnologia
Existem várias formas de fazer o onboarding de novos colaboradores. Além das apresentações básicas do time, com uma breve introdução do que cada um faz no dia a dia, é interessante explicar o momento atual da empresa e quais são os objetivos que todos estão buscando. Um contexto maior do modelo de negócios, da jornada do cliente, das equipes de operação e das lideranças da empresa também fazem parte do onboarding.
Na área de tech, é preciso também incluir algumas etapas técnicas, como introdução aos softwares que o time utiliza, como funciona o ambiente de desenvolvimento, compartilhamento de acessos e senhas e orientações sobre a metodologia de trabalho, com todos os ritos e reuniões de time. Eventuais treinamentos também podem ser fornecidos nessa etapa, logo nos primeiros dias do novo colaborador.
Por que investir em um bom onboarding
- Maior integração com o resto da equipe
Quando chega um novo colaborador, é preciso integrá-lo ao resto da equipe para que todos construam uma boa convivência, principalmente no home office. Vale promover reuniões virtuais e incentivar a abertura da câmera, para que todos se conheçam e façam uma breve introdução de quem são e do que fazem. Eleger um responsável na equipe pela integração do novo membro também é eficaz, para que essa pessoa passe todos os acessos e apresente as ferramentas usadas pelo time de tech.
- Aumenta o engajamento do colaborador
Quanto mais parte da empresa o colaborador se sente nos primeiros dias, maior será o engajamento e a vontade de se empenhar pelos objetivos da equipe. Tudo o que o tech recruiter passou sobre a empresa durante o processo seletivo deve se concretizar logo nos primeiros dias, como a cultura, as vantagens e a flexibilidade.
- Aumenta o índice de retenção de talentos
Um colaborador engajado é menos propenso a querer mudar de emprego, impedindo um aumento na taxa de turnover dos colaboradores. É um ótimo indicador em tecnologia, dado que é um mercado carente de bons profissionais e com alta demanda de mão de obra – ou seja, o tempo investido em uma contratação deve se mostrar efetivo, sem que ele logo queira ir embora. O onboarding bem feito é capaz de deixar o colaborador mais integrado e animado com o trabalho.
- Acelera a adaptação ao ritmo de trabalho
Uma das vantagens de um bom onboarding é acelerar a adaptação do colaborador ao cotidiano da equipe. Apresentar o backlog, os projetos em andamento e o que está programado nos próximos sprints ajuda a colocar o novo integrante no ritmo, o que é fundamental em equipes reduzidas e de alta performance – como tantas que existem em tecnologia. Vale investir um tempo cuidadoso na imersão prática, para que o colaborador entenda a estrutura e as demandas o mais rápido possível e possa seguir de forma independente.
- Alinha o colaborador à cultura da empresa
Parte de uma contratação assertiva também é o alinhamento do novo colaborador à cultura da empresa e aos soft skills mais valorizados, algo abstrato e difícil de mensurar no processo seletivo. Mostrar ao novo integrante a cultura praticada e os principais valores é uma forma de mantê-lo alinhado e de evitar um desvio futuro, dentro do que se espera do colaborador na empresa.