Camila Junqueira

22/12/2022

Estratégias de retenção de talentos para fidelizar devs

O que fazer para garantir a permanência de bons profissionais de tecnologia na sua empresa

 

Mais difícil do que encontrar os melhores profissionais de tecnologia, é mantê-los engajados na sua empresa. A oferta de vagas no mercado é enorme e é preciso dar atenção para sua equipe, a fim de evitar saídas que podem comprometer o andamento do trabalho. É disso que se trata a retenção de talentos, um conjunto de estratégias que busca fidelizar talentos que já estão dentro de casa.

 

Durante a pandemia, o assunto tornou-se ainda mais urgente. Percebe-se um aumento nas demissões voluntárias, de profissionais que estão muito mais preocupados com qualidade de vida, saúde mental e oportunidades melhores. De acordo com uma pesquisa da Microsoft, publicada em 2021, 53% dos trabalhadores entrevistados pretendiam mudar de emprego naquele ano, por darem mais valor para alguns atributos que não estavam recebendo nas posições atuais.

 

Um dos pontos de atenção é o trabalho remoto: 73% dos profissionais da pesquisa apontam uma preferência por posições flexíveis e maior aderência ao home office. São mudanças de cultura organizacional que vieram para ficar, e que podem fazer com que seus talentos prefiram sair da empresa, se a mesma não seguir essas estratégias.

 

Por que vale a pena investir na retenção de talentos?

 

A retenção de talentos requer um trabalho voltado diretamente para as pessoas que trabalham na empresa, o famoso employer branding. Dentro de recursos humanos, podem existir outras prioridades ou demandas que deixam essas estratégias de lado. No entanto, é um esforço válido, já que os benefícios de manter os profissionais certos são enormes:

 

1. Mantém a cultura da empresa

 

É muito mais fácil disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores que permanecem nela. Eles se tornam os maiores responsáveis por levar essas características para frente e apresentá-las para quem está chegando. Além disso, ter uma alta taxa de retenção é um bom sinal para todos, deixa os talentos mais engajados e melhora o clima entre as equipes.

 

2. Não compromete o fluxo de trabalho

 

Equipes de tecnologia multidisciplinares trabalham com antecedência para a entrega de projetos na empresa, com responsáveis por cada etapa do desenvolvimento. Quando um dos colaboradores sai, abre-se um buraco no roadmap, atrasos na entrega de produtos e pressa para uma nova contratação. A retenção de talentos pode evitar esse problema, já que garante o andamento planejado dos projetos.

 

3. Evita gastos com novas contratações

 

Uma das maiores vantagens de reter talentos é evitar gastos com a demissão de quem foi embora, e com a contratação de um novo colaborador. Principalmente em tempos de crise nas big techs e dificuldades financeiras do mercado, vale muito mais a pena manter os profissionais no time do que ter o gasto de recursos e de tempo na busca por reposições.

 

4. Evita queda nos indicadores de RH

 

Alguns dos indicadores que são afetados pela baixa retenção de talentos são a taxa de turnover, que é a entrada e saída de colaboradores, e o próprio índice de satisfação dos funcionários, já que quem vai embora voluntariamente pode ter uma série de insatisfações com a empresa. Quanto maior é a retenção dos profissionais, melhores são os indicadores.

Como fazer uma boa retenção de talentos

 

Antes de tudo, vale ressaltar que é preciso olhar para o mercado e ouvir verdadeiramente o seu colaborador. Pesquisas internas são um bom termômetro de como seus talentos se sentem em relação ao trabalho, do que sentem falta e o que pode ser implementado em curto prazo para evitar frustrações e eventuais saídas. Confira a seguir algumas estratégias que ajudam a reter mais talentos na sua empresa:

 

1. Reconhecimento e salários competitivos

 

É muito difícil manter o colaborador engajado se ele não está sendo reconhecido pelo que entrega. Dentro do possível, ter ciclos de reconhecimento com base em entregas, oferecer salários competitivos e aumentos graduais são formas de evitar que os talentos prefiram empresas com condições melhores.

 

Oferecer benefícios diferentes do comum também é uma forma de tornar o trabalho mais atrativo, como convênios com academias, atendimento psicológico, vale-alimentação flexível e incentivo financeiro para estudos. Além do trabalho remoto, adotado por milhares de empresas de tecnologia em todo o mundo e que demonstra uma série de vantagens para a produtividade.

 

2. Qualidade de vida no ambiente de trabalho

 

Mais do que nunca, as pessoas estão mais preocupadas com qualidade de vida. Não é mais atrativo fazer várias horas extras por semana, virar noites no escritório e chegar no limite da exaustão para concluir um projeto. Dar atenção para o rendimento dos seus Devs, saúde mental e níveis de estresse é essencial para promover um ambiente saudável, mas também produtivo.

 

Para isso, vale ficar atento ao índice de absenteísmo, que mede ausências dos colaboradores. Antes de pedir demissão, um talento que está no limite pode começar a faltar no trabalho, precisar se ausentar ou até pedir uma licença médica. Fique atento aos indicadores e à opinião dos funcionários, para fazer ajustes na rotina de trabalho quando for necessário.

 

3. Treinamentos e atualizações constantes

 

Invista em manter o seu time qualificado. Compartilhe conhecimento, através de treinamentos na área de tech, eventos com palestras de outros profissionais e cursos que podem agregar no desenvolvimento. Tecnologia é um setor em constante transformação, então sai na frente quem está atualizado.

 

Além disso, vale a pena também incentivar na melhoria de soft-skills, como comunicação e inteligência emocional, cada vez mais demandadas pelo mercado e que trazem ainda mais habilidades para seus talentos de tecnologia. São ferramentas que podem inclusive melhorar a relação entre tech e outras áreas da empresa, como marketing e vendas.

 

4. Tecnologia de ponta e boas ferramentas

 

Claro que uma equipe de tecnologia quer usar as melhores ferramentas, softwares e infraestrutura. É preciso oferecer os recursos adequados para que o time se sinta motivado, como computadores atualizados, acessórios para o trabalho remoto, licença de softwares e outros programas necessários e internet de altíssima velocidade – ou ajuda de custo, no caso de home office.

 

5. Plano de carreira e desenvolvimento

 

Montar um plano de carreira e mostrar para o colaborador como ele pode se desenvolver na empresa é um ótimo ponto de retenção. Ele precisa saber onde está, e onde pode chegar, quais são suas metas e objetivos. Com isso, é possível traçar etapas de desenvolvimento profissional, como fazer treinamentos de determinado assunto, assumir projetos maiores, etc.

 

O ideal é que esse plano esteja alinhado com oportunidades reais na empresa, para eventuais promoções. Com isso, o colaborador fica ainda mais motivado a continuar, sabendo qual é o próximo passo.

 

6. Motivação dos colaboradores

 

Por fim, manter a equipe motivada aumenta a retenção e promove um bom ambiente de trabalho. Essa motivação pode vir através dos pontos citados acima, como salários e benefícios competitivos e um plano de carreira, mas também do dia a dia: relação com as lideranças, comunicação, frequência de feedbacks, atividades de team building e momentos de descompressão na rotina.

 

Precisa encontrar os melhores profissionais de tecnologia?

 

Somos a Recrutaê, conexão perfeita entre talentos e oportunidades. Sem ruídos. Nossa grande missão é dar o poder de escolha para o candidato e acelerar e qualificar o processo de recrutamento para empresas. Venha com a gente e tenha um processo seletivo rápido e otimizado para sua empresa. Juntos, podemos encontrar os melhores profissionais do mercado.

Posts recentes

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}