Para garantir a entrega de resultados com qualidade, é preciso manter a equipe motivada
Você já deve ter ouvido falar em times de alta performance. O termo explica um modelo de trabalho orientado para resultados, no qual os profissionais buscam solucionar problemas com criatividade, fazem as entregas com agilidade, são resilientes e comprometidos com os objetivos da empresa. São skills que fazem muito sentido na área de tecnologia e estão presentes nas big techs. Mas existe uma pergunta que ronda as lideranças desses times: como manter os colaboradores motivados e produtivos?
A produtividade é a chave que faz todo o restante girar. Se uma equipe de alta performance não é produtiva, as entregas atrasam e o resultado não chega. Sabemos que a produtividade vai muito além da quantidade de trabalho que cada pessoa consegue realizar durante o expediente, e tornou-se nos últimos anos um tema quase multidisciplinar. A empresa deve prestar atenção constantemente no bem-estar dos colaboradores, assim como na qualidade das entregas, para entender o que pode ser melhorado.
Veja como é possível manter a produtividade em times de tecnologia de alta performance.
Produtividade em times de tecnologia
- Liderança exemplar e empoderadora
Tudo começa pela forma como o time é liderado. Os líderes dessas equipes devem saber extrair o melhor de cada colaborador, trazê-los para pensar junto na solução de problemas e desenvolvê-los para serem cada vez mais capacitados. Ter uma comunicação clara, ouvir as demandas dos liderados, priorizar as tarefas da equipe e reconhecer quem está com um bom desempenho são formas de manter todo o time motivado e produtivo.
- Metas e objetivos claros
Não dá para ter um time orientado para resultados, se eles mal sabem o que estão buscando. Os objetivos da empresa devem ser claros para todas as áreas, assim como o plano de ação para atingi-los. Só assim, os times de tecnologia de alta performance poderão traçar a rota dos projetos e manter-se produtivos durante a entrega. A comunicação também é muito importante, seja entre os líderes e o resto do time, ou entre cada talento que faz parte dessa equipe.
- De olho no bem-estar
A cultura da empresa deve valorizar o bem-estar dos colaboradores, afinal, isso afeta diretamente a produtividade. O horário de trabalho está sendo respeitado? Estão todos bem de saúde, inclusive mental? Manter um canal aberto entre os líderes e colaboradores pode ajudar no aviso de qualquer problema, assim como no suporte que a empresa pode dar caso a pessoa precise de qualquer ajuda.
- Progresso e checkpoints constantes
Uma equipe se mantém produtiva quando consegue enxergar o resultado periódico do trabalho. Por isso, fazer checkpoints ao longo do caminho é fundamental, assim como monitorar o progresso em relação aos objetivos. Estabelecer métricas de desempenho para cada área do time também ajuda a entender como cada um está avançando, e assim, eles ficam estimulados a continuarem trabalhando para concluir a entrega.
- Trabalho em equipe e colaboração
Uma equipe produtiva também trabalha unida pelo mesmo objetivo. Incentivar a colaboração entre os profissionais, trocas de ideias, fóruns de discussão e até momentos de descontração são técnicas que tornam o time mais integrado e, consequentemente, as entregas melhores. Várias cabeças pensam melhor do que uma, então vale criar espaço para essa colaboração antes que um projeto se inicie e fique cada um cuidando da sua parte ou especialidade.
- Feedbacks e plano de desenvolvimento
Ter uma cultura de feedbacks é fundamental para manter a equipe produtiva. Os colaboradores precisam saber onde podem melhorar e como irão se desenvolver dentro da empresa. Incentivar o progresso profissional também pode manter a pessoa motivada, seja através de cursos, workshops ou eventos na área. Se possível, atrelar esse desenvolvimento à remuneração e promoções dentro da equipe é o melhor sinal de que o trabalho de alta performance será valorizado e valerá a pena.