Saiba como ter sucesso na melhor parte do recrutamento: o envio da proposta de emprego
Depois de um longo processo seletivo, você finalmente escolheu o candidato ideal e já consegue enxergá-lo no dia a dia da empresa. Tudo dando certo, chega a hora mais aguardada, que é o envio da proposta final de trabalho e a assinatura do contrato. Porém, depois de alguns dias com a carta na mão, você recebe uma ligação do profissional, rejeitando sua oferta. O que será que aconteceu?
Em um mercado tão competitivo como o de tecnologia, é comum que o candidato se sinta atraído por mais de uma empresa ao mesmo tempo. Ou ainda, que receba uma contra-proposta do próprio local onde trabalha até o momento, para continuar onde está. Por isso, os tech recruiters podem tomar alguns cuidados durante o processo de recrutamento, para evitar um offer rejected.
- Faça uma boa oferta
Se possível, monte uma carta-proposta bem atrativa, com um salário competitivo e benefícios que conquistem o candidato. A oferta pode também ser um momento de surpresa: combinar um salário menor do que a realidade ao longo do processo seletivo, abre margem para oferecer um valor mais alto na hora da proposta, o que faz com o que o profissional se sinta mais valorizado. Assim, você também evita que a pessoa mude de ideia em relação ao que foi acordado anteriormente.
- Prepare o candidato para uma transição
Durante as entrevistas, converse com o candidato sobre como seria para ele sair do emprego atual. A transição aconteceria de forma rápida? Ele está seguro de que quer mudar para outra empresa? Ter isso claro antes mesmo da proposta pode evitar uma abertura para contra-propostas feitas ao candidato, que o façam declinar da sua oferta. Além de mostrar por que sua empresa é atrativa, trabalhe também em cima da motivação do candidato em sair e ajude-o a enxergar as vantagens que o novo trabalho oferecerá.
- Mantenha contato sempre
Deixe o candidato informado de cada etapa do processo e faça um follow-up após a entrega da proposta. Mesmo que ele peça alguns dias para responder, mande um e-mail ou faça uma ligação para saber se ele ficou com dúvidas, ou se tem algo que pode ser melhorado para que a contratação aconteça logo. É uma forma de evitar que o candidato nunca te retorne, mas também demonstra real interesse em tê-lo na empresa – o que certamente conta pontos no processo de decisão.
- Evite falsas promessas
Não prometa mais do que você realmente poderá entregar, e nem iluda o candidato sobre a realidade da empresa. Hoje em dia, é fácil encontrar informações na internet sobre média de salários, cultura e até depoimentos bem sinceros de ex-funcionários, o que pode te prejudicar caso tenha dito algo que não acontece de fato. Seja sempre transparente e considere a possibilidade do candidato entrar em contato com alguém que já está no time, para ter mais informações sobre o dia a dia.