Saber escolher os melhores talentos do mercado é tão importante quanto ser atrativo
O mercado de tecnologia está cada vez mais escasso e competitivo. Antes de aplicar as estratégias de retenção dos talentos que já estão na empresa, é importante saber contratar os melhores profissionais, para que as contratações sejam assertivas e eficazes. Mas afinal, onde eles estão? Muitas vezes, o candidato ideal já está trabalhando em outra empresa, e terá que se sentir atraído pela vaga que o tech recruiter está buscando preencher. Em outras ocasiões, essa pessoa estará livre no mercado, principalmente no cenário atual de crise em startups e layoffs frequentes.
De qualquer forma, saber identificar o perfil profissional que a empresa precisa é o maior desafio dos recrutadores. Vale a pena gastar tempo e ser criterioso no início do processo, para que a seleção seja feita apenas entre quem realmente vale a pena. Vamos te ajudar a encontrar os melhores talentos no mercado de tecnologia.
Atração dos melhores talentos em tech
- Torne a empresa conhecida no mercado
O primeiro passo parece simples, mas requer bastante atenção. Construir uma marca forte no mercado de tecnologia é uma forma de atrair candidatos com mais facilidade – afinal, desperta neles o desejo de trabalhar na empresa. Isso é o chamado employer branding, que pode ser executado de várias formas – conteúdos nas redes sociais, depoimentos de funcionários, atualização dos rankings de RH… São estratégias que tornam a empresa conhecida e desejada.
- Saiba o que a empresa está buscando
Procure construir o perfil do candidato ideal com base nos requisitos da empresa. Cultura, soft skills e nível de senioridade para a vaga, além das competências técnicas, são um bom ponto de partida para definir os critérios de seleção. Com isso, os tech recruiters podem partir para a busca ativa nas redes sociais, como Linkedin, e também ativar as redes de contatos em busca de indicações.
- Monte um processo seletivo ágil e assertivo
Ninguém quer perder tempo com processos seletivos árduos e cheios de etapas sem sentido. Procure formas inteligentes de mensurar os critérios exigidos pela vaga, com perguntas direcionadas para seu objetivo. Monte também sua checklist de gestão de vagas, para acelerar a análise dos perfis e as respostas aos candidatos.
Nós, da Recrutaê, também podemos ajudar a otimizar essa seleção. Somos uma consultoria de recrutamento digital, especialistas em sincronizar empresas e tech talents, com velocidade e eficiência. Nossa grande missão é dar o poder de escolha para o candidato e acelerar e qualificar o processo de recrutamento para empresas, através de inteligência artificial e agilidade com precisão até a etapa de contratação.
- Avalie os requisitos técnicos
É preciso entender a parte técnica da vaga que será preenchida, para saber avaliar alguns requisitos técnicos do candidato. Perguntar sobre projetos prévios, desenvolvimento de outras infraestruturas e nível de conhecimento em linguagem de programação são formas de medir o quanto a pessoa sabe sobre a área. Aplicar algum case prático no processo seletivo também pode ser interessante, para saber como o candidato resolveria o problema.
- Faça uma offer atrativa
O bom profissional sabe o valor que tem, e dificilmente irá aceitar menos. Isso vale tanto para o salário, quanto para os benefícios – oferecer uma jornada híbrida, ou 100% home office, certamente já vai conquistar o candidato logo de cara. Procure montar uma carta-oferta com todos os benefícios listados e um salário acima do mercado, se for possível. Hoje em dia, existem vários outros pontos levados em consideração, como horários de trabalho flexíveis, o tão desejado anywhere office e até a possibilidade de uma contratação em PJ, ao invés de CLT. Entender a necessidade do candidato pode ser útil, para que a oferta seja ainda mais assertiva.