Conheça as vantagens de implementar a automação de processos na sua empresa Você provavelmente já usou algum processo automatizado. Chamar uma empresa no Whatsapp e falar com um chatbot, ou receber uma pesquisa de satisfação após a entrega de um serviço de delivery por e-mail, são exemplos de serviços que passaram por essa transformação. A automação de processos é basicamente usar a tecnologia para otimizar atividades manuais e diárias, o que economiza tempo, dinheiro e recursos.
Essa automação pode ser aplicada em qualquer área, através de softwares específicos ou serviços que aplicam essas melhorias na prática. Os times de tecnologia também podem ser demandados para implementar essa automatização, e saber priorizar os processos que trazem mais impacto para o negócio é fundamental na gestão de tempo dos devs.
Como automatizar processos
É importante seguir algumas etapas para tornar um processo automatizado. Antes de qualquer coisa, entender a necessidade da automação e mapear todos os fluxos que serão impactados são formas de mensurar a importância de seguir com o projeto. Depois disso, encontrar a melhor solução para aquele feature, dentro da realidade da equipe e dos benefícios que serão oferecidos ao cliente, ajudam o time a enxergar um roadmap para implementar a automatização.
Qualquer processo manual que se torna automatizado, requer muito treinamento das equipes impactadas e ajustes constantes para correção de bugs e melhorias. O resultado imediato nem sempre será o ideal, é preciso adequar a automatização para melhor atender às demandas da empresa. Além disso, uma das maiores vantagens de automatizar processos é poder mensurar os resultados de forma mais inteligente, então colher esses resultados e tomar decisões com base neles também faz parte da entrega.
Vantagens da automação de processos
Os benefícios de automatizar processos são inúmeros, e variam também de acordo com a área e a funcionalidade do que foi implementado. No entanto, existem algumas vantagens em comum que explicam por que vale a pena aplicar a tecnologia em tarefas rotineiras e manuais da sua empresa:
1. Aumento na produtividade
O processo automatizado aumenta a produtividade da equipe, que passa a ter mais tempo para fazer outras tarefas e avançar em mais projetos. Enquanto antes era preciso se dedicar ao processo que passou a ser automático, agora é possível entregar mais, no mesmo período do dia.
2. Redução de custos
Com a automatização, é possível realizar mais tarefas sem aumentar a equipe, o que ocasiona em uma redução de custos. Porém, isso não significa que um processo automatizado substitui os colaboradores – as duas coisas caminham juntas, pois é preciso de capital humano para implementar e ajustar processos tecnológicos. Um chatbot, por exemplo, requer um tom de voz humanizado e a auditoria do time para manter a excelência no atendimento ao cliente.
3. Maior eficiência nas entregas
Os processos automatizados tornam a equipe mais eficiente: concentram informações em um só lugar, fornecem relatórios de dados e análise dos resultados de forma rápida e agilizam na tomada de decisões. Equipes pequenas de alta performance se beneficiam muito dessa eficiência e conseguem fazer mais entregas.
4. Processos padronizados
A padronização é um desafio imenso em equipes maiores, principalmente no contexto de trabalho remoto. Garantir que todos façam as tarefas da mesma forma, como no caso do atendimento ao cliente, é difícil e o fator manual abre espaço para erros. O processo automatizado garante a padronização, mantém a qualidade esperada e ainda evita erros comuns em tarefas manuais.
5. Crescimento da empresa
Todas as vantagens acima ajudam no crescimento da empresa, já que os processos automatizados contribuem muito para a escalabilidade. Fazer mais, com o mesmo time, atingir resultados mais eficazes e ainda melhorar o índice de satisfação dos clientes é a fórmula ideal para estimular o crescimento. Portanto, o uso de tecnologia é um caminho indispensável para crescer no mercado atualmente.