autor blog

Camila Junqueira

04/04/2023

Cloud Computing: o que é e como surgiu o armazenamento em nuvem?

Essa tecnologia tem inúmeras vantagens e tende a crescer nos próximos anos

 

Como você guarda arquivos, fotos e informações pessoais? Se você usa algum local que depende da internet para conseguir acessar, você já conhece o armazenamento em nuvem. Também conhecido como cloud computing, essa tecnologia surgiu no final dos anos 90 com o aumento da demanda por serviços online, e hoje é utilizada por inúmeras empresas e pessoas no mundo inteiro. 

 

Cloud computing é o conceito de utilizar um servidor remoto para armazenar sites, aplicativos, arquivos e informações. Dentro dos times de tecnologia, existe o profissional responsável por gerir esse armazenamento e dominar as plataformas e diferentes servidores. É uma posição de muita importância, já que os dados mais sigilosos do negócio precisam estar guardados em segurança e em servidores eficientes.

 

Como surgiu o armazenamento em nuvem

 

Não existe um único criador da tecnologia de armazenamento em nuvem. A necessidade surgiu junto com o avanço da internet, e em 2006, a Amazon Web Services (AWS) lançou o primeiro serviço de armazenamento em nuvem acessível, o Amazon S3 (Simple Storage Service). Com ele, a AWS permitia que empresas de todos os tamanhos pudessem armazenar e acessar seus dados de forma fácil e segura, sem precisar investir em infraestrutura própria.

 

Nos anos seguintes, outras big techs também desenvolveram seus serviços de nuvem, como o Microsoft Azure e o Google Cloud Platform. Na esfera do armazenamento pessoal, o Google Drive e o OneDrive são ótimos exemplos de nuvem acessível para o público em geral, com um bom espaço gratuito e fácil de usar. Além do armazenamento, essa tecnologia também permite o acesso remoto aos softwares que a empresa utiliza, assim como o processamento dos dados que estão guardados.

 

Existem três tipos diferentes de cloud computing: o SaaS, ou software como serviço, mais conhecido entre as empresas no qual o software é disponibilizado como uma interface de navegador. O PaaS, por sua vez, é o plataforma como serviço: possui as mesmas características de interface do SaaS, mas permite que o cliente tenha mais liberdade para desenvolver aplicações personalizadas. Por fim, o IaaS, ou infraestrutura como serviço, é quando o serviço em nuvem oferece maior nível de flexibilidade, personalização e gerenciamento da plataforma, que conta apenas com os recursos brutos do servidor.

 

Vantagens do cloud computing

 

Uma das principais vantagens do armazenamento em nuvem é a flexibilidade: é possível armazenar e acessar dados de qualquer lugar do mundo, desde que se tenha uma conexão com a internet. Além disso, é possível aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento de acordo com as necessidades da empresa, o que significa que ela só paga pelo que realmente utiliza e o progresso acompanha o crescimento do negócio. 

 

Outra vantagem é a segurança. Os serviços de cloud computing são altamente seguros e oferecem uma proteção mais eficaz do que a que pode ser oferecida por uma empresa comum. Isso porque as empresas dos servidores investem em tecnologia e profissionais especializados para garantir a segurança dos dados.

 

Confira mais vantagens do cloud computing:

 

  • Democratização dos dados: com o serviço em nuvem, todos podem acessar informações da empresa de onde estiverem. Isso torna a informação democrática aos colaboradores, que conseguem operar e interpretar dados com facilidade;

 

  • Redução de custos: como não há necessidade de investir em infraestrutura própria, o armazenamento em nuvem pode reduzir significativamente os custos para empresas e usuários;

 

  • Backup automático: muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem backup automático, o que significa que os arquivos e dados são automaticamente salvos e protegidos em caso de falha de hardware ou de outros problemas;

 

  • Eficiência: o armazenamento em nuvem permite a colaboração entre usuários, que faz com que pessoas de diferentes times acessem e editem um mesmo documento ao mesmo tempo. Isso causa um ganho de eficiência no desenvolvimento de projetos, além da interação entre times que trabalham remotamente;

 

  • Ecologicamente correto: como o servidor é terceirizado, o cloud computing pode contribuir para a redução da pegada de carbono das empresas. Além disso, o armazenamento em nuvem pode ajudar a reduzir o consumo de energia e a emissão de gases do efeito estufa associados ao uso de servidores próprios.

Posts recentes

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}