O bem-estar dos colaboradores faz toda a diferença nas entregas e na performance
Mesa de sinuca, lounges para estimular a interação entre colaboradores e até videogames: você já deve ter visto alguns desses itens em escritórios de startups de tecnologia. São ambientes que promovem a descontração, o que se estende também para a cultura da empresa e a forma como as pessoas se relacionam. Essa é uma tendência no mercado de trabalho, mesmo em segmentos mais sérios, e isso oferece uma série de vantagens para o time e até para a produtividade.
Uma pesquisa, feita pela plataforma Indeed, aponta que essa é uma preferência dos candidatos mais jovens que procuram emprego: 48% dos entrevistados da geração Z, nascidos entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2010, priorizam um ambiente descontraído mais até do que salários maiores. A informalidade fica reservada ao local de trabalho, vestimenta e comunicação entre colaboradores, que costuma ser mais horizontal nesse tipo de cultura.
Por que é bom ter um ambiente descontraído?
Aqui na Recrutaê, estimulamos que o local de trabalho seja divertido e descontraído e enxergamos uma série de benefícios para o negócio. Lembrando que essa cultura não deve mascarar outros problemas de gestão de pessoas, como altas cargas de trabalho e muita pressão no dia a dia. A descontração deve ser uma ferramenta que ajuda o colaborador a se sentir melhor no trabalho e, consequentemente, produzir mais.
1. Maior produtividade
O ambiente descontraído aumenta a produtividade dos colaboradores. Quando se estimula um momento de pausa no expediente, com espaços dedicados exclusivamente à distração, o foco na mesa de trabalho aumenta e a pessoa consegue entregar mais, em menos tempo. É recomendado fazer pausas de até 15 minutos a cada hora de imersão nas atividades, para que o cérebro possa descansar e manter o foco.
2. Interação entre as pessoas
Essa cultura de descontração também faz com que as pessoas interajam mais e se tornem mais próximas. Ainda mais em tempos de trabalho remoto, fica mais difícil que os colaboradores se conectem, e o ambiente mais leve e divertido promove encontros para além das reuniões corporativas. Vale se aproveitar dessa cultura e agendar happy hours, almoços e outras ocasiões para que a equipe possa se divertir e construir uma relação.
3. Bem-estar dos colaboradores
É quase uma consequência que os colaboradores se sintam bem em um ambiente descontraído. Se o escritório é muito sério, não integra as pessoas e não abre nenhum espaço para a distração, o funcionário tende a se sentir mais cansado e pressionado. Um ambiente leve aumenta o bem-estar e humaniza as relações de trabalho, que não precisam se restringir apenas às atividades profissionais.
4. Aumento da criatividade
Um colaborador que se sente bem e produz mais, também consegue ser mais criativo. Uma mente descansada consegue encontrar mais espaço para criar e finalizar projetos com mais agilidade e confiança – soft skills que são muito valorizadas em tecnologia, área que requer pensar fora da caixa em alguns momentos.
5. Melhor gestão de crises
Por fim, a descontração também contribui com a gestão de crises. Quando acontece algum problema no ambiente de trabalho, o clima tende a ficar pesado até que tudo se resolva. É preciso encontrar momentos de distração coletiva, para que o time continue engajado na solução de problemas.